twitter

Empresa de Guimarães construiu parque solar que vai abastecer 59 mil pessoas em Angola

Empresa de Guimarães construiu parque solar que vai abastecer 59 mil pessoas em Angola
Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de maio de 2024, às 14:24

MCA foi a responsável pela instalação dos painéis fotovoltaicos

O parque fotovoltaico do Luena, na província de Moxico, em Angola, construído pela MCA, empresa de Guimarães, foi inaugurado esta sexta-feira pelo ministério da Energia e Águas e representou um investimento de 36,9 milhões de euros.

A empreitada garantiu a instalação de 43.680 painéis solares com uma potência de 25,3 MWp, e tem capacidade para abastecer mais de 59 mil pessoas.

O projeto, de 36,9 milhões de euros, conta com 43.680 painéis solares e tem uma potência instalada de 25,3 MWp. Quando entrar em funcionamento vai beneficiar de uma capacidade de produção de energia renovável considerável.

“É com enorme orgulho que entregamos o quarto parque solar em Angola. As nossas equipas reconhecem o impacto que estes projetos têm na melhoria da qualidade de vida da população e estão a realizar um excelente trabalho”, disse Manuel Couto Alves, chairman da MCA.

Este é mais um de um conjunto de sete parques, todos eles construídos pela empresa vimaranense em conjunto com a Sun Africa.

Segundo comunicado da MCA, o projeto de eletrificação de zonas rurais, inserido no plano “Energia Angola 2025”, tem como objetivo diversificar a matriz energética do país, a fim de garantir que cerca de 77% da população rural tenha acesso a eletricidade, bem como contribuir para a redução anual de emissões poluentes em cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono.