A Bosch, que tem uma unidade em Braga, e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo ficaram entre os três primeiros lugares da quinta edição do Prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis, prémio atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. A cerimónia decorreu esta semana no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Quer a multinacional alemã, quer o IPVC foram premiados na categoria de grandes empresas. A Bosch ficou no primeiro lugar, enquanto o Politécnico do Viana ficou no terceiro lugar.
“O objetivo é reconhecer e distinguir as organizações portuguesas que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho“, explica a Ordem, que adianta que, nesta edição do prémio, foram mais de 100 as organizações (nacionais e internacionais) que se candidataram.
O IPVC obteve, ainda, o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, que corresponde ao patamar mais elevado atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses neste prémio.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, referiu que o prémio agora atribuído vem no seguimento de uma “aposta institucional” do Politécnico de Viana do Castelo em trabalhar para que a instituição tenha colaboradores mais felizes e, consequentemente, profissionais mais produtivos e envolvidos com a identidade do IPCV.
“Este prémio vem reconhecer o esforço que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito em pilares fundamentais como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal de todos os seus colaboradores. O IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado”, afirmou Carlos Rodrigues.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo salientou, ainda, que o IPVC foi “a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.”
Os Prémios Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis são atribuídos a cada dois anos, com o objetivo de “reconhecer e distinguir as organizações que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho”.