twitter

Chuva começa a abrandar durante a tarde no Minho

Chuva começa a abrandar durante a tarde no Minho
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 18 de maio de 2024, às 11:16

Vai registar-se uma pequena descida da temperatura mínima.

A chuva mantém-se este sábado, mas deverá começar a abrandar durante a tarde. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros fracos no Norte e Centro, que poderão ser pontualmente mais intensos e acompanhados de trovoada no interior durante a tarde.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu este sábado vai apresentar períodos de muita nebulosidade, «apresentando-se pouco nublado ou limpo no Baixo Alentejo e Algarve». Vão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes no litoral Norte e Centro, «estendendo-se às regiões do interior a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela durante a tarde, onde poderão ser pontualmente mais intensos e acompanhados de trovoada».

O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas». A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro, bem como para uma pequena descida da temperatura mínima.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com 1,5 a dois metros, bem como uma temperatura entre os 15 e os 16º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste inferiores a um metro, bem como uma temperatura entre os 16 e os 17ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 18º Celsius e uma mínima de 10ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 11ºC.