A Continental, com fábrica na freguesia de Lousado, em Famalicão, divulgou hoje alguns dos seus números mais recentes, e também algumas projeções para o futuro. A unidade, atualmente com cerca de 3.000 colaboradores, produz anualmente mais de 18 milhões de pneus, e garantiu um investimento de 150 milhões nos últimos dois anos.
Inaugurada em 1990, a fábrica de Lousado conta com 389.494 metros quadrados, com 409.656 metros quadrados dicionais do armazém externo,, o que equivale a mais de 104 campos de futebol padrão. O novo Centro de Soluções concentra-se no desenvolvimento de soluções digitais de pneus e na Indústria 4.0, e tem o objetivo de duplicar o número de colaboradores até 2026.
Segundo comunicado enviado às redações, nos últimos anos, a marca alemã tem feito investimentos significativos na fábrica de Lousado, incluindo a introdução de pneus agrícolas em 2017 e pneus off the road (OTR) em 2020. Em Lousado foi instalado um Centro de Desenvolvimento para pneus agro, para bicicletas e fora de estrada. Existe igualmente um Centro de Avaliação e Testes para pneus agrícolas e fora de estrada. Estas expansões não só diversificaram o portefólio de produtos como também contribuíram para o estatuto da fábrica. como um dos maiores empregadores da região e o quarto maior exportador em Portugal.

A empresa conta ainda que recebeu recentemente a certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) PLUS, que serviu de base para o arranque da produção do UltraContact NXT, o pneu de série mais sustentável do mercado, com até 65% de materiais renováveis, reciclados e certificados com balanço de massa. O UltraContact NXT é atualmente fabricado exclusivamente em Lousado.
O compromisso da fábrica com o futuro também está presente no investimento em painéis fotovoltaicos e áreas de tratamento de resíduos, garantindo que as operações não só cumprem os requisitos de hoje, mas também contribuem para um amanhã mais verde.

“Alguns dos nossos projetos de sustentabilidade serão ampliados nos próximos anos; por exemplo, queremos continuar a crescer nas nossas fachadas verdes e instalar o sistema de carregamento automático das prensas de vulcanização para melhorar os aspetos ergonômicos naquela zona da nossa fábrica”, disse Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração de Lousado.
A estratégia Visão 2030 da Continental está focada nos investimentos da empresa em Lousado, que totalizaram cerca de 150 milhões de euros nos últimos dois anos. Estes investimentos foram direcionados para aumentar a capacidade de produção de pneus para automóveis, expandir a produção de pneus de alta performance e de pneus agrícolas.