A execução da construção do Centro de Saúde de Alvarães, em Viana do Castelo, foi aprovada em reunião ordinária da Câmara Municipal na manhã de hoje por unanimidade. A empreitada representa um investimento de 2,678 milhões e tem um prazo de execução de 540 dias.
A construção do novo centro de saúde, que vai ficar num terreno cedido pela Câmara na zona envolvente do cemitério da freguesia, será dividida em três partes, dividindo-se entre arruamento principal, edifício e arranjos exteriores/ parque de estacionamento, estando o Município a tentar obter financiamento para a empreitada através de fundos comunitários.
Recorde-se que atualmente a freguesia conta com as instalações provisórias da Extensão de Saúde de Alvarães, que implicou um investimento do município de 120 mil euros por ano. As instalações atuais permitem dar resposta aos anseios da população, numa solução encontrada para a freguesia que incluiu a instalação de uma unidade provisória, para a qual foram delineados circuitos de entrada e saída, dois gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento, duas salas de apoio e ainda uma área administrativa.
No Plano de Atividades e Orçamento de 2024 para Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica de Saúde garantiu um aumento superior a 118 mil euros relativamente a 2023, representando 2,4 milhões milhões de euros (2,6%) nas GOP’s – Grandes Opções do Plano.