twitter

Politécnico de Viana inaugurou residência académica em Melgaço

Politécnico de Viana inaugurou residência académica em Melgaço
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 05 de maio de 2024, às 17:52

Estrutura acolhe estudantes no próximo ano letivo

A comemoração do 13º aniversário aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo ficou marcada pela inauguração da nova residência académica em Melgaço. Num investimento financiado pelo PRR e apoiado pelo Município, o equipamento nasceu da reconversão de uma Escola Primária. A nova infraestrutura está equipada com 21 camas e vai acolher os primeiros estudantes já no próximo ano letivo.

A prenda de aniversário chegou ainda antes do arranque das cerimónias comemorativas do 13.º aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, em Melgaço (ESDL-IPVC), com a inauguração da nova residência académica e com a assinatura do protocolo de exploração.

Aquele novo espaço está equipado com 21 camas e estará disponível aos estudantes já a partir do próximo ano letivo. Num investimento de cerca de 800 mil euros, a nova residência académica nasce da reconversão da Escola Primária de Prado, numa parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Melgaço, sendo 685.755,00 euros assegurados pelo PRR, no entanto, o montante poderá ser superior no âmbito da reprogramação recentemente aprovada.

«Muitos estudantes que nos escolhem são do distrito de Viana do Castelo, mas há uma grande maioria proveniente de outros distritos, que escolhem Melgaço pela qualidade do ensino da ESDL e que só podem vir para cá se tiverem alojamento. Hoje, inaugurámos aquela que é a primeira residência académica da Escola, um equipamento que vai contribuir para fixar estudantes na ESDL e na região», salientou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.

O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, congratulou-se com a obra que considerou ser uma «requalificação extraordinária» do edifício da antiga escola primária, que se encontrava devoluto. «Hoje é um dia feliz com a inauguração desta residência, tornando a ESDL e Melgaço mais atrativos para os alunos, que já se encontram aqui a estudar e também para aqueles que nos irão escolher nos próximos anos letivos», afirma o autarca, citado em comunicado

Com 14 quartos, seis quartos individuais, sete quartos duplos e um quarto adaptado para mobilidade reduzida, a nova residência conta ainda com três salas para estudo e de estar, duas copas, lavandaria, arrecadação e logradouro. Os estudantes contam também com um parque de estacionamento e uma área reservada a bicicletas.