twitter

Famalicão mostra liberdade pelos olhos de Mário Cesariny

Famalicão mostra liberdade pelos olhos de Mário Cesariny
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 05 de maio de 2024, às 17:45

Exposição na Fundação Cupertino de Miranda

A exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro” tem agora um novo motivo para a visitar, na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão

Na mostra, o visitante pode ver uma seleção de 50 fotografias, tiradas por Mário Cesariny, nos dias 25 e 26 de abril de 1974, em Lisboa. Os seus negativos fazem parte do acervo de Mário Cesariny da Fundação Cupertino Miranda. «Associamo-nos assim às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, da Revolução dos Cravos e da Liberdade», suportam os responsáveis da Fundação, em comunicado, acrescentando que as fotografias têm 50 anos e 50 anos era também a idade de Mário Cesariny nesta data.

Mário Cesariny (1923-2006) viveu mais de metade da sua vida sob alçada de um regime repressivo pelo que, entre outros, este terá sido um motivo chave para que tenha sido um acérrimo defensor da liberdade, no seu expoente máximo. «Queremos que tenha a liberdade de as ver, recordar, reviver ou apenas reconhecer este que terá sido o grande acontecimento do século XX para Portugal, e que nos permitiu, hoje, podermos estar aqui a relembrar», convidam e suportam os promotores.