twitter

Festa das Cruzes enche-se de cor e espalha alegria na “Batalha das Flores”

Festa das Cruzes enche-se de cor e espalha alegria na “Batalha das Flores”
Fotografia Arquivo/DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 30 de abril de 2024, às 19:07

Cortejo sai às ruas de Barcelos amanhã, a partir das 15h00

A Festa das Cruzes de Barcelos é palco amanhã da “Batalha das Flores”, um dos momentos mais coloridos e alegres da programação.

O cortejo inicia às 15h00, percorrendo a Rua Cândido da Cunha, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida da Liberdade e Avenida Dr. Sidónio Pais.

A “batalha” dá-se quando os carros alegóricos se cruzam, na avenida da Liberdade, e trocam “disparos” de pétalas e de flores que ficam espalhadas pela rua criando um efeito colorido de grande beleza.

Outro momento alto neste segundo dia da Festa, feriado nacional, será o concerto dos Xutos & Pontapés, a partir das 22h00, no palco principal na Frente Ribeirinha. 

Quem aproveitar o Dia do Trabalhador para ir à cidade de Barcelos terá ainda oportunidade  de assistir ao concerto das Banda Musical de Oliveira e Banda da Sociedade Musical de Pevidém, às 11h000, no Campo 5 de Outubro, ou apreciar, à mesma hora, a música e as danças dos Ranchos Folclóricos de Santa Eulália de Oliveira e de S. Martinho de Courel.

O folclore volta à rua às 18h00, desta vez pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim e pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos.

A cidade de Braga está toda engalanada e de «braços abertos» para receber os foliões que amanhã à noite podem ainda divertirem-se no arraial no Jardim das Barrocas e ver o espetáculo de fogo piromusical, a partir das 00h00, na Frente Ribeirinha.

Depois de amanhã, quinta-feira, o programa desta que é considerada a primeira grande romaria de Portugal,  que une o religioso e o profano e leva às ruas centenas de milhares de pessoas - este ano são esperadas mais de meio milhão de pessoas - é dedicado a Barcelos no Caminho Português de Santiago.

Além de uma caminhada pelo troço do caminho jacobeu no concelho, a partir das 9h00, será inaugurada, às 14h30, a escultura “A Peregrina”, no Campo 5 de Outubro, ao que se segue uma arruada de gaiteiros galegos pela principais artérias da cidade.

Ainda de tarde serão abertas duas exposições alusivas ao Caminho de Santiago, no Espaço Cultura e na Casa da Azenha, e haverá uma recriação da passagem por Barcelos, no séc. XVI, do clérigo italiano Giovanni Battista Confalonieri, no Largo Dr. Martins Lima, Rua Direita, Largo da Porta Nova.

Pelas 19h00, na Avenida da Liberdade, atuará o grupo Belcanto, e meia hora depois haverá animação de rua pelos Rancho Folclórico da Casa do Povo de Rio Côvo Santa Eugénia, Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Abadia, Grupo de Danças e Cantares de Aldreu e Grupo Folclórico Juvenil de  Galegos Santa Maria.

À noite, a Festa das Cruzes recebe a fadista Ana Moura para um concerto no palco da Frente Ribeirinha, das 22h00 até perto das 00h00, hora a que começa uma sessão de fogo na Ponte Medieval.

A Festa das Cruzes decorre até 5 de maio.