twitter

Festas das Cruzes arranca já amanhã e está tudo pronto

Festas das Cruzes arranca já amanhã e está tudo pronto
Fotografia Divulgação / Xutos & Pontapés

Redação

Publicado em 29 de abril de 2024, às 10:29

Seis dias de animação em Barcelos

Uma das semanas mais esperadas do ano em Barcelos chegou, e a Festa das Cruzes arranca já amanhã. Para este ano, o cartaz com concertos de Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro Meia, e estão garantidas seis sessões de fogos de artifícios.

A cidade está pronta, e estão programados seis dias de festa, numa programação com componente religiosos, cultural e festivo.

No plano religioso, destaca-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que sai à rua no dia 3 de maio, feriado municipal, e se constituiu como a grande manifestação de culto das festividades.

Uma vez mais, a procissão vai contar com as Cruzes das 89 paróquias do concelho. Antes, haverá celebração da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, local onde estarão expostos, a partir do dia 30 de abril, os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, outro ex-líbris das Cruzes.

Instalada no recinto do Campo da Feira e no Parque da Cidade, a Feira Popular regista este ano um recorde de participações, nomeadamente no que respeita à Praça de Alimentação. Ao todo, estão instalados, na Festa das Cruzes, 463 operadores, 300 feirantes e stands diversos, 60 stands na praça de alimentação, 50 operadores de parques de diversões, 30 stands e máquinas agrícolas e automóveis, e 36 WC's.

Além da componente religiosa, esta festividade tem sempre um intenso programa de animação, de onde sobressaem os concertos musicais. Este ano o cartaz traz a Barcelos Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia no recinto da Frente Ribeirinha, que tem capacidade para acolher cerca de 20 mil pessoas.  

Além destes quatro grandes concertos, no palco Barcelos, instalado na Avenida da Liberdade, a prata da casa está representada pelas Bandas M&M e Belcanto. Mas o programa de animação e recreação inclui Bandas no Coreto, Programa “Aqui Portugal” da RTP, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com atividades associadas, Festival Luso-Galaico, Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.

Grande destaque também para os típicos arraiais minhotos e as respetivas sessões de fogo de artifício. São seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional.

Este ano, o Município de Barcelos alargou o plano de mobilidade para o período da Festa das Cruzes.  Além do TUBA urbano “especial Vai e Vem”, a Câmara Municipal estendeu a oferta TUBA a todo o concelho, com o serviço TUBA “freguesias especial”. Além disso, há 26 parques de estacionamento com capacidade para mais de cinco mil viaturas.

A CP – Comboios de Portugal também se associa à Festa das Cruzes e, no feriado do dia 1 de maio, vai alargar a oferta de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853, 830, 831 e 856. No dia 03 de maio, dia de feriado municipal, também haverá oferta alargada de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853 e 830. Além da maior oferta de lugares, a CP informa que, nesses feriados de 1 e 3 de maio, o comboio celta 420 e 423 terá paragem na estação de Barcelos.