O dia este sábado fica marcado pela chuva no Minho e possibilidade de queda de neve nas terras altas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros, mais frequentes no Norte e Centro e até ao início da manhã, sendo de neve nas terras altas do Norte e Centro, bem como vento mais intenso junto à costa e nas terras altas.
De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu este sábado vai apresentar-se geralmente muito nublado, «diminuindo de nebulosidade a partir do fim da manhã». Vão ocorrer aguaceiros, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã, «diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência, e sendo em geral fracos na região Sul». Está também prevista a queda de neve acima dos 1000/1200 metros nas regiões Norte e Centro, «subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela durante a tarde».
O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, rodando para noroeste a partir da manhã, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, e até ao final da manhã na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h». A previsão aponta ainda para uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.
Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com dois a três metros, «aumentando para 2,5 a 3,5 metros durante a tarde», bem como uma temperatura entre os 15 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um a 1,5 metros, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 7ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 15ºC, com a mínima a rondar os 7ºC.