twitter

Como o 25 de Abril foi celebrado pelo Minho

Como o 25 de Abril foi celebrado pelo Minho
Fotografia CM Braga e CM Viana do Castelo

Redação

Publicado em 25 de abril de 2024, às 21:11

Câmaras Municipais partilharam as suas homenagens

Os 50 anos do 25 de Abril foi celebrado por todo o Minho. Todos os concelhos tiveram alguma programação para este dia, com festas, concertos, desfiles e sessões solenes, e ao longo dos acontecimentos, fotos e vídeos foram partilhados nas redes sociais das Câmaras Municipais. Veja como foram algumas delas.

Em Barcelos, por exemplo, o dia começou com o Hastear da Bandeira Nacional, nos Paços do Concelho, e uma Largada de Paraquedistas em Queda-Livre. No fim do dia, ocorreu o concerto "Mil Vozes a Cantar Abril".

Em Braga houve uma recriação da revolução, que decorreu no gnration, uma sessão solene no Theatro Circo, a inauguração da Porta da Liberdade, além de outras atividades ao longo do dia, como os concertos "A Primeira Madrugada" e o Cantar Abril".

Famalicão também reuniu uma multidão nas ruas. A programação na cidade arrancou ainda em novembro, hoje contou com sessão solene, concertos e outras atividades, e se prolonga pelo restante do ano.

Além de uma sessão solene, em que Amares distinguiu com Medalhas Municipais de Bons serviços de grau Ouro aos colaboradores municipais com 35 anos de serviço, ocorreu uma prova de BTT em Rendufe, numa prova de três horas de resistência.

A sessão solene em Viana do Castelo ocorreu durante a manhã no Teatro Municipal Sá de Miranda. Foi destacada ainda uma exposição de trabalhos de alunos da EB2/3 da Abelheira, além de outras atividades ao longo destes dias.

Valença também contou como uma sessão solene, e ainda inaugurou a exposição "O Cravo que Resiste", e ainda divulgou um documentário com testemunhos reais de valencianos sobre a Revolução.