twitter

Pipa gigante já está pronta para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço

Pipa gigante já está pronta para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 25 de abril de 2024, às 12:15

Evento decorre este fim de semana

Uma das principais atrações para os três dias da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que decorre entre sexta-feira e domingo em Melgaço, já está no recinto. A pipa gigante chegou ontem ao Largo do Mercado Municipal, e diversas ações vão ocorrer no seu interior.

"A obra-prima foi pensada pela Quintas de Melgaço para celebrar a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Por considerar ser um símbolo tradicional no mundo do vinho e uma representação marcante da cultura vinícola, aceitamos o desafio de a colocar junto do recinta da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, acreditando que será um verdadeiro tributo ao nosso território", diz a Câmara de Melgaço.

"A pipa não só simboliza a grandiosidade do evento, como honra todo o trabalho e dedicação que, ao longo dos anos, tem sido feito na sub-região", diz o administrador da Quintas de Melgaço, Pedro Soares. 

No interior da pipa, ao longo dos três dias do evento, os visitantes terão também a oportunidade de viajar pelo território, através da utilização de óculos de realidade virtual. 

A pipa vai permanecer no local até ao final do ano.

Com uma área de 3800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração (com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas), onde quatro restaurantes - Miracastro, Miradouro do Castelo, O Brandeiro e Tasquinha Castreja - apresentarão propostas gastronómicas, e contará ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais.

Serão um total de 53 expositores. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes. O programa completo pode ser descoberto aqui.

A 30ª edição do evento reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores.

18 produtores de alvarinho de Melgaço: Adega do Sossego, Alvaianas, Anselmo Mendes, Casa de Canhotos, Casa de Midão, Dom Ponciano, Dom Salvador, Dona Paterna, Encostas da Capela, Encosta dos Castelos, Quinta da Pigarra - Encostas de Melgaço, Quintas de Melgaço, Quinta do Louridal – Poema, Quinta do Regueiro, Pequenos Rebentos - Márcio Lopes, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.  

11 produtores de alvarinho de Monção: Alvaminho, Cortinha Velha, Encosta de Sende, Encostas do Mouro, Monsão 1261, Provam, Quinta das Pereirinhas - Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta de Setas, Quinta do Mascanho e Terras de Conclave.  

16 produtores de produtos locais / inovadores: Aveleira - Fumeiro Tradicional, Crepes Prendokas, Delícias de Alvaredo, Fumeiro das Tias - Sabores de Virtelo, Melgaço em Sabores, O Casal, Produtos de Alvaredo, Prados de Melgaço – Queijaria, Produtos Inovadores (MinhodKa, Artesanali’s, Hidromel de Alvarinho e MonsãoGin), Roscas de Melgaço, Saberes da Tradição, Sabores Castrejos e Sabor do Céu.