twitter

Cerca de 300 concorrentes em Paredes de Coura para Festival Nacional de Robótica

Cerca de 300 concorrentes em Paredes de Coura para Festival Nacional de Robótica
Fotografia

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 24 de abril de 2024, às 18:11

Durante quatro dias

Cerca de 300 participantes, nacionais e internacionais, vão competir no Festival Nacional de Robótica entre os dias 02 e 05 de maio em Paredes de Coura, revelou hoje a organização.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que reparte com a EPRAMI - Escola Profissional do Alto Minho Interior, a organização do festival disse à agência Lusa que haverá oito competições juniores, destinadas a participantes até aos 19 anos.

Vítor Pinto adiantou que a competição ‘First Challenger’ "destina-se a alunos a estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais para a sua primeira experiência no mundo da robótica”.

As competições robóticas visam "promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral”.

A prova sénior, designada ‘Dragster’, que tem como objetivo "promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de ‘fair play’ vai contar, este ano, com a participação de equipas de cinco a seis elementos, “maioritariamente portuguesas, mas também do Brasil, Holanda, Alemanha, China e Espanha”.

“Desde há muito tempo que a robótica tem evoluído a nível nacional e internacional, mas com os avanços das aplicações de inteligência artificial está a crescer, quer o seu conhecimento, quer a sua proliferação, sobretudo na indústria”, observou Vítor Pinto.

Em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 23.ª edição do Festival Nacional de Robótica vai decorrer no pavilhão municipal, sendo que o programa do evento, que inclui ‘workshops’, atividades, entre outras ações, ainda não foi divulgado publicamente.

A organização estima receber muitos visitantes durante o festival que, em 2023, em Tomar, recebeu 10 mil pessoas.

Paralelamente ao festival, que conta com alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá, nos dias 02 e 03 de maio, a vigésima quarta edição da Conferência Internacional em Sistemas Robóticos Autónomos e Competições.