O Município de Arcos de Valdevez, através do seu Centro Interpretativo do Barroco, promove, amanhã e sábado, dias 19 e 20 de abril, o Colóquio “Espaços do Barroco”. O evento pretende contribuir com reflexões e contributos para o conhecimento deste período histórico e artístico de inigualável importância na história, sendo desenvolvido em parceria com o Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação, CITCEM e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo os promotores, as reflexões a desenvolver ao longo daqueles dois dias vão de encontro aos espaços barrocos, sagrados, profanos, interiores ou ao ar-livre, espaços de paz, de deleite, mas também de confronto e de guerra, todos eles cumprindo uma missão: servir os tempos e quem neles define os espaços do tempo. Envolventes, exuberantes e convincentes, os espaços barrocos são concebidos para refletir um tempo, onde a cenografia e o aparato são, cuidadosamente, pensados para espantar e convencer quem os habita e utiliza.
O evento «enriquece a programação cultural e traz a Arcos de Valdevez os maiores especialistas neste período histórico», valoriza a autarquia, em comunicado.
O programa do colóquio integra ainda, sexta feira, dia 19 de abril, pelas 21h30, o concerto barroco, de entrada gratuita, “Gli Affetti Barocchi” Ensemble AnimAntiqua.