twitter

Estudantes do IPVC entre os destaques no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

Estudantes do IPVC entre os destaques no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores
Fotografia

Redação

Publicado em 13 de abril de 2024, às 10:54

Duas jovens de Viana do Castelo venceram prémios no IEJE

Duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) destacaram-se no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), que decorreu entre quinta e sexta-feira na Universidade de Santiago de Compostela.

Francisca Faria, de 22 anos, e Beatriz Carvalhido venceram os prémios de Melhor Projeto Português, uma na Categoria Projetos, e outra o Prémio Especial Impacto Social.

Foram apresentados cerca de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de 10 instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

Francisca Faria desenvolveu o projeto "UP COAT". A jovem criou um casaco “diferenciador” que procura ser muito mais do que apenas um casaco. Na verdade, dependendo do tecido utilizado e da conjugação que for feita, a peça de vestuário, explica a estudante natural de Viana do Castelo, poderá ser utilizado em qualquer altura do ano, numa combinação criteriosa de materiais.

Com o prémio de Melhor Projeto Português, na Categoria Projetos, Francisca Faria sonha um dia poder colocá-lo em prática. “Em relação ao que existe no mercado, julgo que a ideia é muito diferente. É um casaco versátil e, por isso, gostaria muito de conseguir implementá-lo”.

Já Beatriz Carvalhido, foi a autora de “Capaz”, projeto vencedor de um prémio especial, o primeiro na categoria de Impacto Social.

A estudante, natural de Viana do Castelo, explica “Capaz”, projeto baseado em experiências próximas: “Tentei criar um corta-unhas para pessoas com artroses ou problemas similares nas mãos. Os que existem no mercado exigem dos utilizadores muita força nos polegares e é precisamente aí que existe a maior dificuldade para quem sofre daqueles problemas de saúde, por isso, o meu corta-unhas é inovador, por implica mais forma na palma da mão e menos nos dedos”.

Apresentado o projeto, Beatriz Carvalhido espera oportunidade para fazer o protótipo do “Capaz” e, futuramente, poder torná-lo uma realidade.

O IEJE teve início em 2014. O encontro é um projeto colaborativo, desenvolvido por iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santiago de Compostela.