twitter

Terras de Bouro tem quase 14ME para adquirir 97 apartamentos para arrendamento

Terras de Bouro tem quase 14ME para adquirir 97 apartamentos para arrendamento
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de abril de 2024, às 15:19

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, pretende adquirir 97 fogos habitacionais em construção ou a construir para arrendamento a preços controlados, através de um financiamento de quase 14 milhões de euros, foi hoje anunciado.

As frações autónomas a adquirir inserem-se, segundo o anúncio publicado em Diário da República, no programa 1.º Direito, promovido no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso a Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para serem entregues, em regime de arrendamento, a custos controlados a famílias com carências financeiras.

De acordo com o Edital da Câmara de Terras de Bouro, liderada por Manuel Tibo (PSD), “podem apresentar propostas de venda de frações habitacionais em construção ou a construir as pessoas singulares ou coletivas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras”.

“Independentemente da respetiva natureza jurídica, com a situação tributária e contributiva regularizada perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, respetivamente, que sejam proprietárias de terrenos nos quais se encontrem a construir ou pretendam construir frações habitacionais, localizados na área geográfica do concelho de Terras de Bouro”, refere o documento.

O prazo para apresentação de propostas termina às 17:00 do 30.º dia consecutivo a contar de hoje, dia da publicitação em Diário da República.

O município “considerará o valor máximo” de 1.443 euros a pagar por cada metro quadrado de construção.

“O prazo de garantia dos imóveis será de 10 anos, no caso de defeitos relativos a elementos construtivos estruturais; 5 anos, no caso de defeitos relativos a elementos construtivos não estruturais ou a instalações técnicas, 2 anos, no caso de defeitos relativos a equipamentos afetos à obra, mas dela autonomizável”, indica o Edital.

As condições gerais poderão ser consultadas pelos interessados na página oficial do município de Terras de Bouro em www.cm-terrasdebouro.pt.

“Todas as obras de urbanização (arruamentos, passeios, arranjos exteriores, estacionamento, redes de baixa tensão e iluminação pública, redes de saneamento e abastecimento de água, rede de combate a incêndios, drenagem de águas pluviais, gás natural, telecomunicações, gestão de resíduos sólidos urbanos, etc.) são realizadas por conta do promotor, devendo o empreendimento ficar desde logo serviço por todas elas, devidamente rececionadas pelas entidades competentes”, sublinha a autarquia.

O investimento enquadra-se no Acordo de Colaboração celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o município de Terras de Bouro, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do concelho e do Programa 1.º Direito.