twitter

Conhece Riba de Mouro? Esta freguesia de Monção aposta numa "aldeia de hobbits" para atrair turistas

Conhece Riba de Mouro? Esta freguesia de Monção aposta numa "aldeia de hobbits" para atrair turistas
Fotografia Redes sociais

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 05 de abril de 2024, às 18:51

Local tem 802 habitantes

A freguesia de Riba de Mouro, a mais afastada da sede do concelho de Melgaço, lançou uma campanha turística de promoção do seu dialeto, trilhos e de um lugar conhecido por Aldeia dos Hobbits, revelou hoje a autarquia.

Em comunicado, a câmara assinala a aposta na promoção do turismo sustentável, “com enfoque na preservação e valorização da identidade local, através de uma oferta diversificada e potenciadora da atratividade natural deste território singular”.

Riba de Mouro fica a cerca de 20 quilómetros da sede do concelho e, no local mais alto da freguesia (Santo António de Vale de Poldros), fica a Aldeia dos Hobbits, numa alusão às cardenhas, umas construções em pedra semelhantes às existentes no filme Senhor dos Anéis.

Com uma área próxima de 1.400 hectares e uma população de 802 habitantes (Censos 2021), na freguesia ainda se fala o dialeto “ribamourês”, desenvolvido pela proximidade à Galiza, Espanha, em tempos com “poucos acessos e meios de transporte”, algo que deixava os habitantes “isolados” do mundo”.