twitter

Castelo de Arnoia recebe obras de requalificação

Castelo de Arnoia recebe obras de requalificação
Fotografia CM Celorico de Basto

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 28 de março de 2024, às 10:40

Centro interpretativo também vai receber melhorias

A Câmara de Celorico de Basto iniciou obras de reabilitação no castelo e centro interpretativo de Arnoia, que apresentam sinais de degradação, num investimento de 140 mil euros, anunciou hoje aquele município do distrito de Braga.

No castelo, que é Monumento Nacional e está integrado na Rota do Românico, a intervenção prevê a recuperação dos gradeamentos de acesso à torre de menagem e das estruturas de madeira interiores, incluindo o vigamento. Também vão ser melhorados alguns perfis metálicos no interior do edificado.

A área circundante ao monumento também será requalificada, nomeadamente com a valorização dos percursos pedestres existentes. A zona vai beneficiar de trabalhos de limpeza, os acessos serão melhorados e recuperar-se-á a sinalética existente, com painéis informativos e mesas interpretativas.

A intervenção no centro interpretativo recuperará o pavimento e os tetos das salas de exposição que se encontram em estado de degradação, segundo a informação técnica, assim como as paredes exteriores do edifício.

Para a autarquia, as obras no centro interpretativo pretendem reabilitar o espaço sujeito a dezenas de anos de utilização.

"Estes são espaços que têm que ser dignificados e preservados, são o reflexo da nossa história enquanto povo, memórias de uma existência secular que nos engrandece e honra”, refere.

O centro interpretativo localiza-se na aldeia medieval de Basto, antiga sede do concelho, situada no sopé de uma pequena elevação onde se encontra o Castelo de Arnoia.