twitter

Estrada em Melgaço reaberta ao trânsito e viaturas socorridas na neve

Estrada em Melgaço reaberta ao trânsito e viaturas socorridas na neve
Fotografia CM Melgaço

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de março de 2024, às 18:18

Segundo informações da Proteção Civil

A Estrada Nacional 202-3, de acesso a Lamas de Mouro, Melgaço foi reaberta pelas 16:30, depois de socorridos os três carros que ficaram presos na neve, disse hoje fonte da Proteção Civil.

“Ficou tudo normalizado por volta das 16:30”, indicou à Lusa fonte do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Melgaço, José Lima, afirmou, num balanço feito à Lusa perto das 18:00, que as estradas do concelho "estão todas transitáveis, parou de nevar e há uma previsão de desagravamento” da situação meteorológica.

A EN 202 – 3 foi cortada pelas 14:50, depois de, pelas 13:40 e 13:52, a Proteção Civil ter recebido o alerta de que três veículos com pessoas no interior ficaram “presos na neve”.

Em causa estiveram duas viaturas na Gavieira e um veículo em Castro Laboreiro.

A Lusa tentou, sem sucesso, falar com a autarquia e com a GNR de Viana do Castelo.

Na rede social Facebook, o município de Melgaço escreveu, pelas 11:30, que “as vias estão transitáveis e limpas”.

“Na noite passada, nevou nas localidades com cota acima dos cerca de 700 metros, designadamente a partir da freguesia de Cubalhão e em Lamas de Mouro, Branda da Aveleira e Castro Laboreiro. Também em Parada do Monte, no topo das montanhas, numa cota acima dos 1.100 metros, se registou queda de neve”, descreveu a autarquia.

A câmara indica também que, “de acordo com as previsões, a neve deverá derreter ao longo do dia”, e “a partir do meio da tarde, a cota de neve deverá ser a partir dos 1.000 / 1.100 metros”.