twitter

Zeus consagrado o maior e melhor exemplar de Raça Minhota

Zeus consagrado o maior e melhor exemplar de Raça Minhota galeria icon Ver Galeria
Fotografia

Publicado em 18 de março de 2024, às 17:48

Boi de Raça Minhota pesa duas toneladas e mede um metro e 98 centímetros

 

O Zeus vive em Guimarães, na Quinta do Souto, onde cresceu e viveu normalmente até aos quatro anos, sendo que perto dos dois já foi dando algumas provas de que era diferente dos outros animais da mesma raça e com uma personalidade forte.

Com o crescimento, Carlos Sousa, proprietário da Quinta e dono do animal, foi percebendo o potencial de Zeus que, ao longo do tempo, desenvolveu certas características importantes e raras. 

Desde a raça dos progenitores, o tamanho, a cor,  os cornos, a coluna e os aprumos, tudo neste boi foi avaliado ao pormenor, consagrando-o assim o melhor e maior exemplar até aos dias de hoje.

«Nós hoje olhamos para o Zeus como um protótipo. É bonito desde da cabeça, dos cornos, da lombar, da coxa, dos aprumos. Ele é perfeito em tudo», afirmou Carlos Sousa em declarações ao Diário do Minho.

O título foi dado no início do mês de março, na Feira Anual da Trofa, pela Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota que é o corpo que tutela esta raça autóctone, situada Entre Douro e Minho, que já esteve em vias de extinção.

«Podia ser grande e não ser perfeito, mas ele conseguiu aliar o tamanho dele, que está à vista de todos, com a perfeição das características genéticas da raça minhota. » referiu Carlos Sousa.

Desde aí, a vida deste boi de raça minhota tem sido de sonho e a próxima “paragem” é na AGRO 2024, no Altice Forum Braga, que decorre de 21 a 24 de março.

O Zeus vai estar em exposição nesta feira e o futuro dele, como afirmou o seu dono, será participar em mais algumas destas iniciativas para que as pessoas possam ver a qualidade e o tamanho deste animal que cresceu em terras vimaraneses e é agora conhecido nacional e internacionalmente.