twitter

Portugal vai regressar ao espaço com "mão" do Minho

Portugal vai regressar ao espaço com "mão" do Minho
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 29 de fevereiro de 2024, às 10:33

Grupo ISQ, que testou o Satélite Aeros, tem uma delegação em Monção.

Portugal preapara-se para voltar ao espaço, 30 anos após o lançamento do PoSAT-1. Desta vez, a missão de estudar os oceanos está a cargo do novo satélite Aeros, testado pelo Grupo ISQ, que tem também uma delegação em Monção, e que vai seguir à boleia de um Falcon 9, da SpaceX, dentro de alguns dias.

Se as condições exigidas estiverem reunidas, o Satélite Aeros é lançado à boleia de um Falcon 9, da SpaceX, na primeira semana de março, deixando assim o PoSAT-1 de ser o único satélite desenvolvido em Portugal alguma vez lançado. O satélite vai ter como missão estudar os oceanos e enviar as imagens recolhidas para um centro de operações instalado na ilha de Santa Maria, que vão ser posteriormente tratadas em Matosinhos.

Antes de ser dada a permissão para o lançamento, o Satélite Aeros foi alvo de uma campanha de testes ambientais, tendo sido ainda apetrechado com equipamento únicos em termos de escala e complexidade. Estes testes foram realizados no Laboratório de Ensaios Especiais do Grupo ISQ, em Castelo Branco, sendo que o grupo tem também uma delegação em Monção, no Minho.

O Aeros foi desenvolvido em Portugal por entidades como a Thales e a CEiiA, bem como as universidades do Técnico, Algarve, Minho e Porto e o MIT. Tratou-se de um investimento de 2,78 milhões de euros. O nanossatélite, que pesa 4,5 kg e tem um corpo de 30 centímetros de comprimento e 50 de largura, vai orbitar a 510 quilómetros de altitude e à velocidade de 7 km/s, ou seja, dando uma volta ao planeta Terra a cada 90 minutos.