twitter

Mais de 4000 vinhos em prova mostram Portugal ao mundo

Mais de 4000 vinhos em prova mostram Portugal ao mundo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2024, às 15:30

Mercados internacionais descobrem potencialidades do país durante semana dedicada ao vinho e ao enoturismo.

Mais de 4000 vinhos em prova aberta, de 400 produtores, vão mostrar Portugal ao mundo, na 20.ª edição da Essência do Vinho – Porto, que decorre entre a próxima quinta-feira e domingo, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Organizado pela Essência Company, o certame fecha com chave de ouro a Wine & Travel Week (WTW). Esta iniciativa começa hoje, dia 18, com a participação de 200 convidados internacionais, de 26 nacionalidades, incluindo compradores e jornalistas, que prometem transformar o Porto e Portugal na «capital do enoturismo e do vinho».

«Estamos perante a maior organização de sempre de um evento que parte do vinho e da gastronomia para a promoção mundial de Portugal», explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company.

Ao todo, ao longo da semana, vão ser promovidas mais de 50 ações, dinamizadas 3200 reuniões entre compradores e vendedores de enoturismo, mobilizados 500 expositores e destacados cerca de 70 projetos de enoturismo em visitas que vão percorrer as sete regiões de turismo de Portugal.

«A Wine & Travel Week tira partido da sua dimensão internacional para afirmar Portugal como um destino de excelência, valorizando a sua promoção através de projetos protagonizados pelos principais rostos dos sectores do turismo e do vinho», referem os promotores.

A partir das 15h00 de quinta-feira, até domingo, as atenções centram-se no emblemático Palácio da Bolsa, onde decorre a Essência do Vinho – Porto, com um programa reforçado para assinalar as duas décadas de existência.

Entre a programação, destaque para um espaço exclusivo – “The Room Experience” – onde vai ser possível provar vinhos de topo de 20 das grandes famílias mundiais do vinho.

O evento conta com duas regiões convidadas: Castilla y León (Espanha), com uma prova de vinhos de várias denominações, incluindo Bierzo, Ribera del Douro e Rueda, e Minas Gerais, Estado brasileiro que vai promover provas de vinhos, azeites e queijos.

Neste âmbito, Castilla y León vai promover a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”, terça-feira, às 19h00, no Coliseu do Porto. Esta apresenta-se como «uma produção vanguardista que une moda, dança, música e artes cénicas, proporcionando ao espetador uma experiência sensorial e transversal ao combinar diversas disciplinas artísticas».