twitter

Concelho de Famalicão “ganha” 1800 habitantes em dois anos

Concelho de Famalicão “ganha” 1800 habitantes em dois anos
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 18 de fevereiro de 2024, às 10:30

População está a crescer, contrariando decréscimo verificado no censos de 2021.

O Município de Vila Nova de Famalicão recebeu, nos últimos dois anos, cerca de 1800 habitantes, invertendo a trajetória de decréscimo populacional registada no Censos de 2021. A revelação foi feita este sábado pelo presidente da autarquia, Mário Passos, com base em números do Instituto Nacional de Estatística.

O autarca, que falava à margem da inauguração da requalificação do Centro Social e Paroquial de Esmeriz, manifestou a sua satisfação por este aumento populacional no seu território, o qual reforçou a decisão de rever a Carta Escolar do concelho, devido ao aumento do número de alunos. «Termos neste momento mais cerca de 1800 habitantes significa que Famalicão está no radar, que é uma opção claramente de outros portugueses que olham para o nosso concelho e depois de, por ventura, o visitarem querem viver em Famalicão. Obviamente que isso depois trás, e bem, mais crianças e vai ser preciso mais valências», salientou Mário Passos.

A Câmara de Famalicão já abriu na rede pública escolar mais sete turmas, nomeadamente do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. No último Censos, o concelho tinha 8.884 estudantes, menos 3% que em 2011. A população do concelho de Famalicão, que vinha a decrescer nas últimas duas décadas, à semelhança de outros concelhos portugueses, já terá recuperado o saldo populacional negativo (- 298 pessoas) que apresentava em 2021 face ao Censos de 2011.

O presidente da Câmara referiu que Famalicão está a fazer um caminho de crescimento, lembrando que é dos concelhos portugueses onde mais habitações se constrói e que em 2023 registou o «maior volume de exportações de sempre».