Os jovens estudantes de Valença estão a preparar para o público o aguardado Corso Carnavalesco Infantil, que contará com a participação de cerca de 1100 figurantes. Em resposta à previsão de chuva para sexta-feira, o Desfile de Carnaval será adaptado, acontecendo no Pavilhão Multiusos de Valença, onde as festividades terão lugar, conforme informam em comunicado.
A iniciativa, aberta ao público, terá as bancadas existentes no pavilhão para dar lugar a quem quiser sentar-se. O evento será dividido em dois momentos, arrancando na manhã de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 10h00, com a participação dos alunos da Escola sede de Valença, de Arão e da creche da Santa Casa da Misericórdia. Estes jovens desfilarão com trajes coloridos e coreografias elaboradas.
Na parte da tarde, a partir das 14h30, será a vez das restantes Escolas (Friestas, Ganfei, Gandra, S.Pedro da Torre, Cerdal e Fontoura) tomarem o centro do palco no Pavilhão Multiusos. O Corso incluirá alunos, professores, educadores e auxiliares das escolas básicas do 1º ciclo, dos jardins de infância e da creche da Santa Casa da Misericórdia.
Embora a temática do Corso seja livre e ao critério de cada escola, foi lançado um desafio especial para que as instituições de ensino explorem o mundo da rádio, em comemoração ao Dia Mundial da Rádio, que será celebrado em 13 de fevereiro.
Ao longo do percurso, os participantes e espectadores serão envolvidos por música ambiente festiva, criando um ambiente ainda mais animado e celebratório. A realização deste evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.