twitter

Festival Convergências celebra 10 anos com edição mais desafiante de sempre

Festival Convergências celebra 10 anos com edição mais desafiante de sempre
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de fevereiro de 2024, às 09:35

A 10.ª edição do Festival Cultural Portugal Galiza “Convergências” vai decorrer de 03 de fevereiro a 09 de março, nas cidades de Braga, Padrón, Ponteareas, A Estrada e Santiago de Compostela.

A décima edição do Festival Cultural Convergências Portugal Galiza será mais fervilhante e desafiante do que nunca. O que começou por ser um encontro de música e poesia, entre os dois lados da fronteira, transformou-se num Festival Cultural com várias propostas artísticas, da música à dança, do teatro ao cinema, pontuada com momentos de tertúlia e poesia. A iniciativa – que vai decorrer de 3 de fevereiro a 9 de março, nas cidades de Braga, Padrón, Ponteareas, A Estrada e Santiago de Compostela – foi apresentada, ontem, em conferência de imprensa, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Jaime Torres, do Grupo Canto D’aqui, que organiza o evento adiantou que nesta edição são aguardados cerca de 300 artistas das mais diversas áreas «o que demonstra bem a grandeza deste Festival» Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vincou que «o Convergências cresceu e é já um festival que marca este território».

 «A identidade histórica que temos entre o Norte de Portugal, nomeadamente, entre Braga e a Galiza vai-se consolidando ao longo do tempo com iniciativas como esta, que aproximam os agentes culturais e os cidadãos, que os sensibilizam para aquilo que nós temos em termos de valores e de identidade cultural e que concretizem iniciativas que sejam um convite para que bracarenses possam visitar diversos espaços da Galiza e que os galegos possam também ocorrer à cidade de Braga para usufruir de dinâmicas culturais», acrescentou o autarca. Do vasto programa destacam-se os concertos, nomeadamente, o “Tributo a Zeca Afonso e Rosalía de Castro” por Amâncio Prada, Orquestra Filarmónica de Braga, Canto D’Aqui e Coro de Pais do Conservatório Gulbenkian de Braga, que vai decorrer no dia 25 de fevereiro, pelas 17h00, no Theatro Circo. A Noite de Fado Convergente com Uxía e Camané será outro dos momentos altos do programa musical. O concerto vai decorrer dia 22 de fevereiro, pelas 21h30, no Espaço Vita. Outro dos destaques será o concerto de abertura que se realiza já hoje, pelas 20h00, na Galiza, no Teatro Principal de A Estrada e que será um Concerto Fusão Tradicional, com os Canto D’Aqui e a Banda de Música Municipal de A Estrada. A encerrar o Convergências, no 9 de março, pelas 20h00, no Auditório Reveriano Soutullo, em Ponteareas, terá lugar um concerto pela Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga e Orquestra local de Ponteareas.

O teatro, a dança e a literatura também marcam presença num festival que promete oferecer  dias enriquecedores a nível de conhecimento com eventos de grande interesse cultural e musical, incidindo sempre na sua temática principal de evocar os nomes de José Afonso e Rosalía de Castro.

 

 Lucky Star associa-se ao festival com ciclo de cinema galego

Nesta décima edição do Convergências, o  Lucky Star – Cineclube de Braga associa-se ao festival “Convergências” para um miniciclo de cinema galego às segundas-feiras do mês de fevereiro. Todas as sessões realizam-se às 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Na primeira segunda-feira de fevereiro, dia 5, serão exibidas as curtas--metragens “A Rosa Incandescente”, sobre a escritora e poetisa galega Rosalía de Castro, e “As Almas do Fental”. Ambas as curtas foram realizadas por David Vàsquez e a sessão contará com a presença de Anxos García Fonte, produtora e argumentista de “A Rosa Incandescente”. “Zeca 1972 Galiza” é a curta-metragem que se exibe no dia 12. Realizada pela cooperativa Xarda, que estará representada na sessão com as presenças de Elena Martín e Pablo Santiago, é sobre um famoso concerto que José Afonso deu no Burgo das Nácions, em Santiago de Compostela, onde cantou pela primeira vez ao vivo a “Grândola Vila Morena”. Finalmente, na última sessão à segunda-feira, dia 19, é exibido “Eles Transportan a Morte” de Samuel M. Delgado e Helena Girón, longa-metragem sobre três condenados à morte que embarcam rumo ao Novo Mundo com Cristóvão Colombo, em 1492, para tentar escapar ao seu destino. “Convergências” é um evento desenvolvido pelo grupo Canto D’Aqui em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, que conta com o apoio do Município de Braga, da Xunta de Galicia e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, envolvendo ainda na organização diversas instituições de Portugal e da Galiza.