twitter

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já esterilizou 384 animais de companhia

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já esterilizou 384 animais de companhia
Fotografia Pexels

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 01 de fevereiro de 2024, às 14:48

Desde Maio de 2022, já foram esterilizados 146 cães e 238 gatos, números que apontam para o sucesso desta iniciativa.

Já no final do ano passado os números registados deixavam perceber que a decisão de levar a efeito este procedimento se tinha revelado da maior pertinência devido à adesão verificada, grças aos benefícios que a esterilização dos animais permite não só na sobrepopulação canina e felina como para a saúde dos animais.

Com esta consciência, o Município da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com associações (CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Movimentos Gatos de Rua e Bigodes de Ouro), iniciou este processo de controlo da natalidade de cães e gatos que permitiu que, na primeira fase, fossem abrangidos os animais de rua. O segundo momento destinou-se a cães e gatos com donos/as, podendo estes beneficiar de preços reduzidos.

Esta campanha continua em curso e as pessoas interessadas devem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais.

Esta é ainda uma medida determinante para o controlo populacional de animais de companhia e, como tal, para a diminuição dos animais abandonados.