Ponte de Lima promoveu, ontem, uma demonstração culinária na qual o chefe Álvaro Costa partilhou a forma de confecionar o arroz de sarrabulho, no espaço exterior da Torre da Cadeia Velha.
Esta iniciativa foi um dos pontos altos do programa de animação do fim de semana gastronómico dedicado ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, que ainda decorre hoje, em 30 restaurantes desta vila do Alto Minho.
O evento pretendeu envolver a comunidade na preservação da receita do prato que acaba de ser classificado a nível nacional como Especialidade Tradicional Garantida, lançando o repto aos limianos para que sintam orgulho num ícone identitário do concelho.
Levada a cabo pelo Município de Ponte de Lima em estreita colaboração com a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, a iniciativa inseriu-se no esforço de valorização da receita tradicional desta iguaria.
Nesse sentido, recorde-se, foi criado um programa de formação que pretende qualificar os trabalhadores do setor da restauração, setor fundamental para a preservação do receituário tradicional.
A presidente da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes, explicou que, na sequência destas ações de capacitação, levadas a cabo pelo chefe Álvaro Costa, o objetivo foi trazer a receita para a rua, despertando o orgulho dos limianos no seu prato mais emblemático.
Por seu turno, o vereador do Desenvolvimento Rural, Carlos Lago, destacou que os chefes conceituados podem sempre trazer ensinamentos para os restaurantes, exortando os empresários locais a respeitarem a receita tradicional, de maneira a não defraudarem as expetativas dos consumidores.
Seguindo a estratégia de valorização de Ponte de Lima como um destino enogastronómico de excelência, a iniciativa contou com a participação dos produtores de vinho do concelho Casa da Cuca e Vinhos Lethes. O vinho da casta Vinhão é o recomendado para este prato.
O programa de animação do fim de semana gastronómico prossegue hoje de manhã, com a arruada a cargo do Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares. À tarde, a partir das 15h30, os cantares ao desafio animam o Largo de Camões, com a participação de Ruizinho de Penacova, Carminha, João Bouças, Domingos da Soalheira e Daniel Lopes. Este é o primeiro de três encontros de cantares ao desafio, sendo os próximos a 11 de fevereiro e 17 de março.
Por seu turno, o CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos associa-se hoje ao evento, com a realização de um encontro de carros clássicos, que começa com a concentração na Alameda de S. João, a partir das 9h30, decorrendo o desfile pelo Passeio 25 de abril às 12h00, com o regresso à Alameda de S. João às 16h00.
Este fim de semana marca o arranque do programa “Ponte de Lima à Mesa”, que prevê o Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo, entre 9 e 11 de fevereiro; a Feira 100% Limiano, entre 23 e 25 de fevereiro; o Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada, entre 15 e 17 de março; e o Fim de Semana Gastronómico da Lampreia, entre 12 e 14 de abril.