O Município de Cabeceiras de Basto promoveu uma sessão pública de apresentação da “Campanha de Comunicação, Educação e Sensibilização Ambiental”. Trata-se de uma iniciativa que decorre da aprovação de uma candidatura apresentada pelo município à Sociedade Ponto Verde – “Glass is good – Recicla até ao infinito” e que pretende garantir a reciclagem de 75% de embalagens de vidro até 2025.
Aquela campanha, que foi apresentada no Espaço Ilídio dos Santos, no Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, contou com a presença de Sérgio Castro, da empresa responsável pela implementação no terreno, que deu a conhecer aos presentes as principais medidas/ações a desenvolver até ao próximo mês de março. Segundo informação municipal, «o projeto tem como grande objetivo alcançar a meta dos 75% no que toca à reciclagem de vidro até ao ano de 2025».
Segundo os promotores, para a concretização das metas definidas, toda a ação «contará com o envolvimento da população em geral, desde a comunidade escolar, à população sénior, mas também os estabelecimentos comerciais, de que são exemplo os cafés e restaurantes, bem como o alojamento turístico». A comunicação a desenvolver no âmbito da campanha será, por isso, «transversal e acessível, colocando a comunidade como ativo estratégico para a transmissão da mensagem».
De acordo com Sérgio Castro, da Creative Tag, o vido é uma matéria-prima muito específica e muito especial, sendo que «a cada 6 toneladas de vidro reciclado deixamos de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono».
De janeiro a março de 2024 são várias as ações a implementarem Cabeceiras de Basto, desde a iniciativa “Do Lixo se faz Música” que tem como público-alvo a comunidade escolar, ao “Manifesto Ambiental”, passando pela criação de um “Guia Prático” para uma gestão sustentável dos resíduos, pela “Campanha Videográfica & Fotográfica” e ainda pela aquisição de “Merchandising”.
Sensibilizar a população para a importância da reciclagem do vidro é o objetivo do Município de Cabeceiras de Basto que espera, assim, poder aumentar as taxas de reciclagem até 2025, reduzindo as deposições em aterro. A candidatura apresentada obteve um financiamento de 32.500 euros, para um investimento total de 50 mil euros.