No próximo dia 17 de fevereiro, a zona de caça municipal de Celorico de Basto será palco da montaria ao javali, organizada pela ACMCBT - Associação de Caçadores de Molares, com o apoio do Município de Celorico de Basto e da União das Freguesias de Veade, Gagos e Molares.
As inscrições para este evento vão estar abertas até dia 9 de fevereiro, e espera-se a entusiasmo dos participantes caçadores e aficcionados pela prática. A organização do evento prevê um grande número de participantes, destacando não apenas a atração pela caça ao javali, mas também o convívio que torna o evento tão aguardado.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, "a montaria é sempre calorosamente recebida pelos caçadores, antecipando uma participação expressiva de entusiastas que valorizam não apenas a caça, mas também a camaradagem que a atividade proporciona", conforme consta no comunicado.
O Município de Celorico de Basto reconhece a importância dessas montarias para "realizar o controle da densidade do javali, que tem crescido quase de forma descontrolada, causando danos significativos em culturas agrícolas e florestais", considera Domingos Teixeira, vereador do ambiente da autarquia.