twitter

Vinhais serve na feira o fumeiro e o melhor enchido do mundo

Vinhais serve na feira o fumeiro e o melhor enchido do mundo
Fotografia Avelino Lima

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 25 de janeiro de 2024, às 09:27

Elevada procura esgota alojamento

A pequena vila de Vinhais, no distrito de Bragança, volta a promover o maior evento gastronómico da região Norte do país, a sua 44ª Feira do Fumeiro, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. Ostentando com orgulho o título de capital do fumeiro, a vila leva também este ano ao concorrido a sua alheira, considerada no final de 2023, pela plataforma Taste Atlas, como o Melhor Enchido do Mundo.

A Feira do Fumeiro de Vinhais, a maior e mais afamada do país, «tem mais procura que oferta» e a principal razão é «a garantia de excelência de todos os seus produtos», com origem num verdadeiro «santuário do porco bísaro», aliado «ao saber fazer e à experiência acumulada de gerações, além da garantia certificada com a Indicação Geográfica Protegida (IGP)», resumiu, ontem, Correia Vaz, presidente da direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Braga, na apresentação e promoção do evento, realizada na sede da coletividade.

Com efeito, «somos uma grande montra dos produtos tradicionais de excelência», resumiu Artur Marques, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, destacando que a conquista do primeiro lugar de Melhor Enchido do Mundo pela Alheira de Vinhais «enche-nos de orgulho, mas também aumenta a nossa responsabilidade». Na distinção conquistada no final de 2023, o Taste Atlas escreveu que «o concelho de Vinhais é a capital do fumeiro da região de Trás-os-Montes e produz alguns dos melhores produtos de carne curada do mundo».

O enchido distinguido «é fumado e feito com carne cozida de porco bísaro criado localmente, ligeiramente aromatizada e temperada com sal, alho e paprica», descreve. Por todas aquelas razões, entre outras, «a procura pelos nossos produtos tem sido mesmo muita» e «nesta altura o alojamento local e das localidades vizinhas já está esgotado», ilustrou o responsável pela Feira do Fumeiro de Vinhais, Miguel Fernandes. O mesmo responsável acrescentou que outro dos segredos é a determinação de «todos os anos tentarmos melhorar e fazer melhor que no ano anterior», sendo que em todos os eventos «fazemos de tudo para que quem nos visita se sinta em casa».

Este ano, a Feira do Fumeiro de Vinhais, promovida conjuntamente pelo Município e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB), volta a prometer «o maior evento do ano», com um pavilhão exclusivamente dedicado ao fumeiro, onde 70 produtores locais esperam escoar «cerca de 6 toneladas» de produtos durante quatro dias. Além disso, o certame oferece também espaços dedicados à restauração, produtos locais, artesanais e gourmet. A indústria do fumeiro local já conta no território com 4 unidades industriais de transformação e a fileira é atualmente responsável por um volume de negócios de mais de 6 milhões de euros anuais para a economia local. «Este é o nosso bem mais precioso», concluiu Miguel Fernandes.