twitter

Junta de Freguesia de Prado quer manter Festival do Garrano na Feira dos Vinte

Junta de Freguesia de Prado quer manter Festival do Garrano na Feira dos Vinte
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 22 de janeiro de 2024, às 09:18

No próximo ano, a Feira dos Vinte deverá voltar a realizar-se durante três dias, aproveitando o fim de semana.

A Junta de Freguesia da vila de Prado tenciona reeditar o Festival do Garrano na Feira dos Vinte do próximo ano, dado o sucesso que o evento teve na feira deste ano.

O propósito foi avançado ontem pelo presidente da autarquia no decorrer do festival folclórico, na Tenda Gastronómica, iniciativa que marcou o encerramento da programação da Feira dos Vinte de 2024. «Em princípio, o Festival do Garrano é para continuar porque correu muito bem e é uma raça que precisa de ser divulgada e preservada», disse Albano Bastos.

No próximo ano a programação da Feira dos Vinte deverá também continuar a abranger três dias, dado que o dia 20 de janeiro, dia da feira e da festa de S. Sebastião, será a uma segunda-feira e os organizadores não querem “desperdiçar” o sábado e o domingo, dias em que as pessoas têm mais tempo disponível.

A Feira dos Vinte chegou ontem ao fim depois de três dias de festa preenchidos com várias iniciativas como a feira do gado, a festa em honra de S. Sebastião, no sábado, com a procissão e bênção dos animais, os espetáculos equestres, o festival do garrano.

Ainda que provisório, Albano Bastos fez um balanço «muito positivo», destacando a aposta que foi feita na promoção do cavalo. «Tivemos vários espetáculos equestres, incluindo com garranos. Este ano demos mais importância a esta raça», disse.

Pela primeira vez no espaço da feira do gado foi apresentada também uma exposição de raças autóctones de bovinos (raças barrosã e minhota), equinos (garrano), ovinos (churra do Minho e Bordaleira de Entre Douro e Minho) e de galinhas (Pêdres e Branca).

Albano Bastos destacou ainda a aposta na tenda dedicada à juventude que proporcionou todas as noites animação musical com bares abertos. «Esteve sempre cheia e com muita animação», disse.

O autarca não escondeu a sua satisfação pelas várias manifestações de agrado recebidas de visitantes, referindo que é sinal de que a organização da Feira dos Vinte fez um bom trabalho. «A Junta de Freguesia fica satisfeita, assim como todos os envolvidos nesta tradição – Câmara Municipal, Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte e as associações que têm emprestado a sua colaboração para engrandecer a festa», declarou.

Na tarde de ontem, as maiores concentrações de visitantes aconteceram junto ao picadeiro, onde decorreu a gala equestre com cavalos de Miguel da Fonseca, e na Tenda Gastronómica, que recebeu um espetáculo de folclore com dois ranchos da vila de Prado. Dois momentos muito apreciados e aplaudidos pelo público presente. «Hoje (ontem) é o dia 21 mas parece o dia 20. O centro de Prado está muito animado e cheio de visitantes e compradores, correu tudo muito bem», resumiu o autarca.

Quem também se mostrou muito satisfeito com a Feira dos Vinte deste ano foi o juiz-presidente da Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte. «Houve uma adesão muito grande e as pessoas notaram que realmente este ano a feira marcou alguma diferença, para melhor», disse Joaquim Serafim, acrescentando que o balanço de todas as atividades «é muito positivo».

Para o responsável, a aposta no picadeiro coberto, no Largo Antunes Lima, traduziu-se numa «mais-valia» para a feira, na medida em que permitiu realizar em condições adequadas o concurso pecuário e os espetáculos equestres. 

O Festival do Garrano, organizado pela Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana, também mereceu uma palavra de elogio de Joaquim Serafim, segundo o qual foi um momento privilegiado para divulgar uma raça que precisa de ser promovida e valorizada.