twitter

Renfe indica quefalha no comboio Celta devido às casas de banho foi "incidente pontual"

Renfe indica quefalha no comboio Celta devido às casas de banho foi "incidente pontual"
Fotografia Diana Carvalho

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 16 de janeiro de 2024, às 11:49

A operadora espanhola referiu que "os passageiros foram transportados de Vigo a Viana do Castelo num serviço alternativo por estrada".

A operadora ferroviária espanhola Renfe considerou esta terça-feira, em resposta à Lusa, que a falha no serviço no comboio Celta, entre Vigo e Viana do Castelo, em dezembro, devido à falta de casas de banho funcionais, foi um "incidente pontual".

"O comboio a que faz referência teve, nesse dia, um incidente pontual (casas de banho não operacionais)", pode ler-se numa resposta da Renfe a questões da Lusa.

Casas de banho fora de serviço levaram a que um serviço do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, não se realizasse entre a cidade galega e Viana do Castelo há um mês, confirmou a CP à Lusa na semana passada. "No passado dia 11 [de dezembro] o maquinista espanhol do comboio Celta recusou-se efetuar o serviço devido aos WCs se encontrarem fora de serviço", pode ler-se numa resposta da CP - Comboios de Portugal a questões da Lusa.

A operadora espanhola Renfe referiu à Lusa que "os passageiros foram transportados de Vigo a Viana do Castelo num serviço alternativo por estrada", tendo depois seguido para o Porto, numa altura em que o serviço era altamente requisitado devido às luzes de Natal na cidade galega. "A Renfe facilita a mobilidade dos seus passageiros perante incidentes pontuais, já que o seu objetivo é que os clientes possam chegar ao seu destino", refere a ferroviária espanhola.

De acordo com a CP, na frota que efetua o serviço Celta (automotoras da série 592 alugadas à Renfe), "neste momento existem apenas três WC fora de serviço (dois dos quais a aguardarem substituição de reservatórios de águas que é uma peça cujo envio é da responsabilidade da Renfe)".

A ocorrência que levou à supressão do serviço de dia 11 "foi numa destas unidades que está a aguardar imobilização para substituição de um destes reservatórios", adiantando a CP que a automotora "tem circulado com um dos dois WC existentes a bordo fora de serviço". "O outro WC, entretanto, ficou fora de serviço em Vigo. Após vinda da unidade à oficina, constatou-se estar com a sanita entupida com o resto do rolo de papel higiénico e bastantes encostos de cabeça dos bancos, por falta de civismo/vandalismo na utilização do mesmo", disse fonte da CP à Lusa.

A limpeza do comboio Celta em Espanha é da responsabilidade da Renfe, em Vigo, e em Portugal cabe à CP, sendo efetuada no Porto, adiantou a transportadora portuguesa. Sobre este tema, perante várias questões colocadas pela Lusa, a empresa espanhola afirmou apenas que "os comboios Celta são um serviço prestado em colaboração da Renfe com a Comboios de Portugal (CP)".