twitter

Viana do Castelo com estrutura residencial para 25 idosos de 664 mil euros

Viana do Castelo com estrutura residencial para 25 idosos de 664 mil euros
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 05 de janeiro de 2024, às 17:33

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social e Paroquial da Areosa, em Viana do Castelo, que representa um investimento de 664 mil euros e tem capacidade para 25 utentes, foi hoje inaugurada, revelou a autarquia.

 

O projeto, “financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai agora entrar em funcionamento graças a um protocolo com o Instituto da Segurança Social”, descreve a Câmara de Viana do Castelo em comunicado.

“A nova valência é a última fase de um avultado investimento na área social na freguesia, já que as instalações dispõem de uma creche com 37 crianças, de um serviço domiciliário que serve 50 utentes e de um centro de dia com 22 utentes”, indica o município.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, vincou que este é o resultado de um “trabalho de proximidade quer com o Estado, quer com as estruturas locais”.

“É também de reconhecimento e resiliência”, realçou.

Presente na cerimónia, a ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou existirem, no distrito de Viana do Castelo, 26 projetos sociais a ser apoiados pelo PRR, abrangendo 50 mil pessoas.

O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.

O Centro Social e Paroquial de Areosa promove, atualmente, as respostas sociais de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário.