twitter

Famalicão apoia mais de 1300 pessoas na compra de medicação

Famalicão apoia mais de 1300 pessoas na compra de medicação
Fotografia DRR

Redação

Publicado em 04 de janeiro de 2024, às 10:49

Programa apoia famílias vulneráveis.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão já ajudou 1307 munícipes na aquisição de medicamentos, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. O apoio, concedido desde 2020, envolveu já um esforço financeiro municipal na ordem dos 176 mil euros, contabilizou a autarquia.

A renovação do acordo de cooperação entre a autarquia e a Associação Dignitude (IPSS), promotora do programa, foi aprovada pelo executivo municipal na última sessão. O protocolo tem por objetivo aliviar a fatura da farmácia das famílias economicamente mais vulneráveis do concelho e prevê que, em 2024, o montante global do apoio comparticipado pelo município seja de 135 mil euros.

A participação do município na Rede Solidária do Medicamento envolve um apoio potencial de 135 euros anuais por beneficiário do agregado familiar previamente sinalizado e identificado pelos serviços de Ação Social da autarquia, sendo que o montante remanescente dos apoios concedidos será assegurado pela associação protocolada.

Refira-se que, com este acordo, a autarquia famalicense pretende continuar a dar resposta às necessidades coletivas no domínio da saúde e da ação social, nomeadamente, as necessidades farmacêuticas das famílias que vivem em situação de insuficiência económica, alargando a abrangência do programa que já dispõe de Atribuição de Comparticipação de Medicamentos, previsto no Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento abrange todos os agregados familiares cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), mais concretamente 254,63 euros, sendo a comparticipação dada a 100% na aquisição de medicamentos comparticipados pelo SNS e sujeitos a receita médica.