twitter

Câmara de Cabeceiras de Basto tem orçamento de 22,8 milhões para 2024

Câmara de Cabeceiras de Basto tem orçamento de 22,8 milhões para 2024
Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2023, às 10:53

Município assume competências de saúde em janeiro.

A Câmara de Cabeceiras de Basto, liderada em minoria pelo PS, aprovou, com a abstenção do Movimento IPC e com dois votos contra da coligação PSD/CDS-PP, o orçamento de 22,8 milhões de euros para 2024.

Segundo informação do município, liderado por Francisco Alves (PS), a proposta das grandes opções e do orçamento para o próximo ano foi aprovada com a abstenção dos dois vereadores eleitos pelo Movimento IPC – Independentes Por Cabeceiras e com os votos contra dos dois vereadores da coligação Fazer Diferente – PSD/CDS-PP. 

Em 2024, a autarquia diz que vai canalizar 1,5 milhões de euros «para apoiar as famílias (bolsas de estudo, ação social escolar, natalidade), instituições, associações e clubes, as empresas e os empresários, agricultores e produtores de gado, as juntas de freguesia». Entre as principais obras e projetos” a realizar no próximo ano, a Câmara de Cabeceiras de Basto destaca as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, assim como «a implementação da Estratégia Local de Habitação».

A transferência de competências na área da saúde a partir de janeiro e a atribuição de auxílios económicos para os alunos de agregados familiares mais carenciados, através da atribuição de incentivos financeiros, de refeições escolares, de material escolar, de livros e de fichas, são outras das prioridades do executivo.

O município tem também previsto a elaboração do projeto técnico de execução da Zona de Acolhimento Empresarial do Arco de Baúlhe, tendo em vista a apresentação de uma candidatura ao Portugal 2030. Em 2024, a autarquia tem igualmente contemplado a elaboração de estudos para a criação de percursos ribeirinhos, instalando estações interpretativas e de observação, assim como a conclusão da empreitada do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e a sua entrada em funcionamento.