Vinte pastelarias participaram no concurso de bolo-rei de Ponte de Lima, chamando os consumidores a tornarem-se clientes do comércio local nesta época natalícia.
Numa competição renhida, a Casa do Folar Limiano sagrou-se vencedora, tendo a Doce Encontro ficado em segundo lugar e a Pastelaria S. José no terceiro posto. As restantes pastelarias receberam um diploma de participação.
Esta foi uma iniciativa promovida, na passada sexta-feira, na Clara Penha – Casa dos Sabores, pelo Município em parceria com a Associação Empresarial, com a colaboração da Confraria do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e da Escola Superior Agrária.
A organização congratulou-se com a quantidade e a qualidade dos estabelecimentos participantes, num evento em que ficou patente o dinamismo deste setor.
Destacando a importância da preservação das tradições, o chefe Marco Gomes, presidente do júri, que também faz parte do grupo de avaliadores do concurso nacional de bolo-rei, admitiu que ficou admirado por haver vinte concorrentes em Ponte de Lima, considerando que este número mostra que as empresas querem apresentar e divulgar o que de melhor sabem fazer.
Este responsável louvou a iniciativa, dando os parabéns às instituições promotoras, que estão sempre empenhadas na melhoria da gastronomia e da doçaria local.
Por seu turno, o presidente da Associação Empresarial, Nuno Armada, agradeceu a «adesão excecional» das pastelarias limianas a este concurso, apelando aos associados para que continuem a marcar presença em todas as iniciativas que contribuam para prestigiar o concelho e dinamizar a economia local.
O vereador com o pelouro do Desenvolvimento Rural, Carlos Lago, destacou a importância das sinergias com as associações para a afirmação da identidade de Ponte de Lima, com produtos diferenciadores.
Destacando a disponibilidade da autarquia para continuar a trabalhar com os empresários, referiu a relevância da preservação do receituário do concelho para que este possa ser passado às gerações futuras.
A presidente da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Cristina Mendes, considera que este é «um evento estratégico de dinamização do comércio tradicional que confere um especial brilho às nossas tradições, que assumem um especial relevo nesta época natalícia».
«A doçaria tradicional da nossa região evidencia importantes ícones associados a símbolos culturais que perduram no tempo e que fazem parte da nossa herança cultural», diz.
«O elevado número de pastelarias com bolo-rei a concurso é um sinal evidente da importância de uma mobilização conjunta para promovermos de forma mais robusta a identidade cultural de Ponte de Lima, mais especificamente a doçaria tradicional enquanto parte integrante do património cultural que se afirma pela diferença e integra a nossa memória coletiva», acrescenta.