A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão arrancou na passada terça-feira com a plantação de 429 novas árvores e arbustos, de 23 espécies diferentes, no Parque da Devesa.
A plantação deste conjunto de árvores e arbustos, a maioria de carácter ripícola, de folha caduca e autóctone, vai incidir sobretudo nas margens do rio Pelhe e vai permitir aumentar e diversificar a área arbórea do pulmão verde da cidade, criar mais zonas de sombra ao longo do parque e, consequentemente, mais áreas de estadia e convívio, e promover a biodiversidade abrigando uma maior quantidade e diversidade de espécies de fauna.
No futuro, esta ação vai também significar uma maior produção de oxigénio, uma maior captura de dióxido de carbono e um aumento da capacidade de purificação do ar.
Grande parte das novas árvores a plantar são salgueiros brancos, vimeiros amarelos, amieiros, freixos e choupos, entre outras.
Este processo arrancou em setembro de 2022, na passagem do décimo aniversário do Parque da Devesa, com a poda de árvores com vista à redução do peso da copa e equilíbrio das árvores.
Este reforço de plantação vai implicar um investimento municipal que ronda os 68 mil euros e está incluída na candidatura “Valorização da Estrutura Arbórea Urbana – Vila Nova de Famalicão”, aprovada no âmbito do Programa Operacional Compete 2020, relativo ao apoio à “Transição Climática - Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco e (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-Sombra em Meio Urbano”.