O novo edifício de apoio à deficiência do Centro Social do Vale do Homem (CSVH), em Vila Verde, vai estar concluído em janeiro de 2025. Vai ter capacidade para um total de 38 utentes, foi anunciado esta terça-feira.
Em comunicado enviado à Lusa, o CSVH diz que foi formalizada esta terça-feira a empreitada para a futura estrutura de apoio à deficiência, denominada de Casa Mãe - Quinta do Senhor, a ser construída em Vila Verde e com um custo a rondar os 3,5 milhões euros, sendo que cerca de 1,2 milhões foram financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Esta nova estrutura com conceito diferenciador na região será composta por diferentes áreas de intervenção, nomeadamente um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e quatro Residências de Autonomização e Inclusão”, indica a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
A Casa Mãe – Quinta do Senhor terá capacidade para 30 utentes e quatro Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) com capacidade para oito utentes, num total de 38 utentes, e tornar-se-á também na sede institucional do CSVH. “Esta nova estrutura, a estar finalizada em janeiro de 2025, é mais um grande passo para esta instituição, em primeiro lugar (e mais importante) porque teremos um papel realmente diferenciador e interventivo na área da inclusão social, mas também porque seremos capazes de alocar nesta nova estrutura os serviços centrais do universo do CSVH, o que nos dará uma maior organização e maior proximidade de trabalho em rede”, sublinha o presidente da IPSS, citado no comunicado.
Jorge Pereira explica que nas quatro Residências de Autonomização e Inclusão “o objetivo será proporcionar uma capacidade de resposta inclusiva em ambiente mais acolhedor e de qualidade para pessoas com deficiência, capacitando-as a adquirir maior autonomia e participarem na sociedade, nomeadamente através de uma vida ativa e integrada na área do trabalho”.
No Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão serão desenvolvidas diversas atividades e programas que visam promover a inclusão social, o desenvolvimento de competências e autonomia de pessoas com deficiência. “Torna-se, efetivamente, um grande desafio e uma grande responsabilidade, mas temos a consciência de que se torna uma necessidade no nosso distrito”, frisou o presidente do CSVH.
O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) tem respostas sociais nos concelhos de Amares, de Barcelos, de Braga, da Póvoa de Lanhoso, de Terras do Bouro e em Vila Verde, atuando em diversas áreas.