O outono vive-se no meio da natureza. Com isso em mente, o jornal Voz da Galiza elegeu os sete melhores passadiços para visitar durante esta época do ano. Dois deles são no Minho. Conheça-os na lista abaixo.
Ecopista do Rio Minho (Monção)
A Ecopista do Rio Minho é um percurso superior a 20 quilómetros, situado lado a lado com o troço de água internacional com o mesmo nome. Ao longo deste percurso, é possível apreciar paisagens naturais, bem como os centros históricos de Monção e Valença.
Sistelo (Arcos de Valdevez)
Para os amantes de natureza, este passadiço é talvez o mais imersivo e apelativo da lista. O trilho dos Passadiços do Sistel é pequeno, com cerca de dois quilómetros na sua totalidade. A distância, no entanto, pode subir para os 32 quilómetros se tivermos em conta que o caminho está inserido na Ecovia do Vez. O percurso a ser realizado depende sempre da escolha do ponto de início, mas está prometido, de qualquer forma, um cenário idílico pela aldeia conhecida como "Tibete Português".
Pitões das Júnias (Gerês)
O passadiço de Pitões das Júnias começa na freguesia homónima, no concelho de Montalegre. Prolonga-se por cerca de quatro quilómetros e oferece uma visita pelos encantos naturais de Pitões das Júnias, com destaque para o Mosteiro de Santa Maria das Júnias e a Cascata de Pitões das Júnias.
Mondego (Guarda)
O caminho dos passadiços do Mondego começa junto à Barragem do Caldeirão e prolonga-se por Pêro Soares, Mizarela, Vila Soeiro, Trinta e Videmonte. Trata-se de um itinerário que percorre as margens do Mondego e respetivos afluentes, por cerca de 12 quilómetros. Pelo caminho, é possível admirar, além da paisagem e biodiversidade do local, vários geossítio,s como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego.
Paiva (Arouca)
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. O percurso totaliza oito quilómetros, com passagem pelas praias fluviais do Areinho e de Espiunca, entre as quais se encontra ainda a praia do Vau. Pelo caminho, vai poder observar as descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa.
Passadiços da Ribeira do Espírito Santo (Vila Nova de Gaia)
Os Passadiços da Ribeira do Espírito Santo, localizados no concelho de Vila Nova de Gaia, são um percurso cerca de 2,5 quilómetros de extensão, de dificuldade fácil, que começa ou termina junto à Capela do Senhor da Pedra, na Praia de Miramar. Pelo caminho, vai encontrar o Parque de Merendas de Santa Maria Adelaide e a Ermida da Senhora da Pedra.
Treetop Walk de Serralves (Porto)
O Treetop Walk de Serralves é um percurso que foi criado, num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores. Com uma altura de cerca de 30 metros, tem como principal objetivo oferecer uma experiência de observação e estudo da Biodiversidade do Parque de Serralves.