twitter

Ponte de Lima assinalou Dia do Enoturismo

Ponte de Lima assinalou Dia do Enoturismo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023, às 19:23

Jjornada de saberes e sabores em produtor de Moreira do Lima

O Município de Ponte de Lima assinalou, domingo, o Dia Mundial do Enoturismo, com uma visita ao produtor de vinho Casa da Cuca, em Moreira do Lima, que contou com a participação de duas dezenas de pessoas, anunciou ontem a autarquia.

Com início na capela do Espírito Santo, exemplar da arquitetura religiosa de estilo românico, a visita guiada prosseguiu com um percurso a pé pelas vinhas novas até à Casa da Cuca, produtor que tem apostado na recuperação de castas autóctones, como Cainho de Moreira do Lima e o Galeguinho.

A Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima associou-se e esta comemoração. «Um evento que teve o desígnio de exaltar a beleza e a sensibilidade da alma limiana em todo o seu esplendor. Tivemos o privilégio de revisitar as raízes culturais, o património arquitetónico e cultural, a gastronomia regional com todos os seus detalhes tão distintivos, que tão bem definem um legado ímpar de (re)descoberta de vivências passadas e o pulsar deste território», afirma a presidente desta organização, Cristina Mendes.

«A enogastronomia apresenta-se como um sortilégio que está presente e com um relevante posicionamento em todas as ações que a Confraria promove e/ou colabora. Os vinhos do concelho são indissociáveis da excelência que pretendemos conferir, crescentemente ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima», acrescenta.

Durante o dia foi possível visitar de forma gratuita o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, instalado na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, no centro histórico da vila de Ponte de Lima.