Durante os próximos dias, uma comitiva vimaranense liderada por Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, na Smart City Expo World Congress, o principal evento global dedicado à inovação urbana. Este certame reúne anualmente líderes de empresas, governos e organizações com o objetivo de impulsionar cidades em direção a um futuro melhor e de promover a inovação urbana.
Para Paulo Lopes Silva, “este evento é uma oportunidade única para trocar experiências e conhecimentos com especialistas de todo o mundo e conhecer as melhores práticas no âmbito das cidades inteligentes. Estamos empenhados em fazer de Guimarães um território mais inteligente, inovador e amigo do cidadão.”
Território, empresas e academia: os pilares da representação portuguesa na presente edição.
Guimarães está inserida no espaço Smart Portugal, organizado pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e terá oportunidade de apresentar a todos os visitantes os seus mais recentes e inovadores projetos e soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A representação portuguesa no stand conta ainda com a participação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões -, de mais três municípios, e o Polo de Inovação Digital, AI4PA. Estão também confirmadas várias empresas, como a Esri Portugal, a Minsait, a Wavecom Portugal ou a MEO Empresas.
Tomorrow.Mobility World Congress (TMWC): o futuro da mobilidade
Paralelamente à Smart City Expo World Congress, e no mesmo espaço físico, decorre o Tomorrow.Mobility World Congress (TMWC), um evento que reúne mais de 100 especialistas de todo o mundo com o objetivo discutir e promover soluções de mobilidade sustentável e inteligente para as cidades do futuro. Nesta terça-feira, durante a tarde, Paulo Lopes Silva teve oportunidade de integrar um painel de debate sobre "How to influence transport services and prompt sustainable mobility"no âmbito do TMWC.
Sobre a Smart City Expo World Congress
Realizado em Barcelona desde 2011, o evento concentra-se na necessidade de acelerar a transição para cidades mais verdes, eficientes e inclusivas, com a digitalização a desempenhar um papel fundamental. A sua missão é catalisar um futuro urbano mais sustentável e equitativo, promovendo novos modelos de negócios e colaboração, através de uma rede global de inovação, parcerias e uma plataforma de partilha de conhecimento.