twitter

Celorico quer conquistar galegos com gastronomia e camélias

Celorico quer conquistar galegos com gastronomia e camélias galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 05 de novembro de 2023, às 10:28

Concelho promove-se no Xantar, em Ourense.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto marcou presença no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que termina hoje, na Expourense, em Ourense, na Galiza, promovendo sobretudo a gastronomia, os vinhos e as camélias. A participação de Celorico de Basto ficou marcada por uma demostração gastronómica e pela animação musical do recinto, a cargo da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes.

Presente no certame, a vereadora do Turismo, Maria José Marinho, adiantou que um dos objetivos é a promoção do fim de semana gastronómico de Celorico de Basto, que decorre de 24 a 26 de novembro, tendo como ementa pataniscas de bacalhau, cabrito assado em forno e lenha e o bolo flor de camélia, doce que os visitantes do Xantar tiveram oportunidade de degustar.

A autarca explicou que o fim de semana gastronómico decorre em paralelo com a realização da Feira de Santa Catarina, certame anual que inclui mostra gastronómica, no Mercado Municipal; feira franca de produtos locais, utensílios agrícolas e vestuário; e mostra animal, com cavalos e bovinos de diferentes raças, na Quinta do Prado.

O município aproveitou também para divulgar a XIX edição da Festa Internacional das Camélias, que vai decorrer de 15 a 17 de março de 2024. «O público espanhol é importante tanto em termos de visitantes, como de expositores e participantes no concurso de camélias», disse.

Com entrada livre, o Xantar termina hoje, tendo como destaque da programação o Dia de Vizela, que vai contar com a participação do presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, e atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense.