Braga volta a estar presente no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que arrancou ontem e decorre até ao próximo dia 5 de novembro, em Ourense, na Galiza. Para além de Braga, são vários os concelhos do Minho que estão representados no evento para promoveram o que de melhor têm. O certame visa promover não só a gastronomia, como também a vertente turística, nutricional e patrimonial. Nesta que é a 24.ª edição, Braga afirma a sua presença enquanto destino patrimonial, cultural e gastronómico, naquela que é considerada a maior Feira Internacional de Turismo Gastronómico da Península Ibérica, e dá a provar e a conhecer os produtos e serviços dos operadores turísticos patentes no concelho. «Braga está aqui para mostrar muito do que tem para oferecer. Desde a promoção dos eventos culturais e dos espaços, como o Theatro Circo ou o Altice Forum Braga, passando pela gastronomia, com a degustação de doces tradicionais, queremos cativar os visitantes e fomentar o turismo de proximidade com a Galiza, nomeadamente em época baixa dando continuidade aos excelentes resultados que o sector do turismo apresenta em Braga», afirmou António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, durante a abertura do evento.
Braga apresenta aos visitantes o seu melhor
No stand do Município não falta a doçaria tradicional, como os Fidalguinhos ou o Pudim Abade de Priscos. O património merece também especial destaque como o Bom Jesus e também os eventos na cidade, como o festival Utopia, a Semana Santa, o São João, a Noite Branca, o Presépio ao Vivo de Priscos ou o Braga é Natal. «Não posso deixar de destacar o trabalho conjunto que desenvolvemos com a Expourense. Existe um protocolo de colaboração com a InvestBraga que é activado nestes certames. Aqui no Xantar estamos a promover também o Salão da Mobilidade e a Expo Animal, eventos que brevemente vão decorrer no Altice Forum Braga», explicou António Barroso, destacando ainda a promoção de toda a agenda cultural do município para 2024 e «todo o património natural e patrimonial de Braga como atrativo turístico da região», aponta o responsável.
Municípios da região Minho também dão a conhecer as suas iguarias
Barcelos participa também com stand próprio, e contou ainda com a presença da vereadora do Turismo, Elisa Braga. Galo assado, vinhos verdes e o artesanato estão patentes na feira com muita informação relativa ao programa cultural a decorrer em Barcelos. Este ano, Esposende apresenta uma panóplia de atividades a destacar no território, para além das Clarinhas de Fão, as cavacas e demais doçaria. Vizela representa-se com o bolinhol e o bacalhau à Zé do Pipo, destaque da gastronomia vizelense. O município de Viana do Castelo tráz, além da torta de Viana, que é certificada, a casta Loureiro, que é a casta rainha do vale do Lima. Arcos de Valdevez acredita que as gentes de Espanha e de outras paragens, que visitem o certame, podem conhecer o melhor do município. Ponte de Lima visa aumentar a visibilidade do concelho com o folar limiano, queijos, chocolates e enchidos, mas também dá a conhecer o projeto do mercado agro limiano que permite a aquisição de produtos da região em qualquer canto do mundo. Além da doçaria, trazem também a casta Loureiro e Vinhão.
Melgaço aposta no mercado de proximidade com a gastronomia, patrocinada pelos restaurantes locais que levam até esta feira pratos típicos da vila raiana. Este ano, Guimarães trouxe parceiros do enoturismo e doçaria com a apresentação de dois show cookings ao longo do certame. Luís Pedro Martins, presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte marcou também presença e, além de defender a promoção de um turismo conjunto, afirmou também que nesta feira pode ver--se uma vez mais a importância que tem promover o Norte na Galiza.
Durante quatro dias, o Xantar oferece um completo programa com mais de 140 actividades onde se apresentam mais de 200 experiências gastronómicas, para além de incluir o Encontro Internacional sobre Gastronomia Sustentável e Saudável. Com uma centena de expositores, o certame conta com a representação de cinco países, nomeadamente Espanha, Portugal, Colômbia, Peru e Costa Rica, que podem ser conehcidos até ao próximo domingo, dia cinco de novembro.