twitter

Valença investe três milhões de euros para levar saneamento básico a 570 famílias

Valença investe três milhões de euros para levar saneamento básico a 570 famílias
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 30 de outubro de 2023, às 15:39

Estão a ser construídos 21,7 quilómetros de novas condutas.

A Câmara de Valença revelou esta quarta-feira que está a construir 21,7 quilómetros de novas condutas. Trata-se de um investimento de cerca de três milhões de euros que vai levar a rede de saneamento básico a mais 570 famílias.

“Mais 570 famílias valencianas vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico do concelho. As obras decorrem em várias freguesias de Valença e implicam a construção de 21,7 quilómetros de novas condutas e um investimento de cerca de três milhões de euros”, indicou a autarquia do distrito de Viana do Castelo, em comunicado.

Esta operação pretende “reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 quilómetros e proporciona o acesso a este serviço a cerca de seis mil habitações”, acrescenta. As atuais intervenções estão a ser feitas nas freguesias de Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo.

Citado no comunicado, o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira, diz ter por objetivo “levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível”, numa resposta às suas “legítimas aspirações de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”.

O município revela ainda que, na freguesia de São Julião e Silva, está a ser ultimada “a construção de uma nova conduta com 4,4 quilómetros e duas novas elevatórias”, permitindo “a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações”. “Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros”, diz a câmara.

Por outro lado, na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com um quilómetro e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. “Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros”, afirma a autarquia.

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de quatro quilómetros, permitindo “o acesso à rede pública de 88 novas habitações”, num investimento de 610 mil euros. Em Cerdal decorre, ainda, a execução de 11,6 quilómetros de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. “Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1,2 milhões de euros”, de acordo com o município.

Em Verdoejo, foi construída uma nova conduta, junto à EN 101, com uma extensão de 800 metros, para levar a rede de saneamento a 15 novas habitações, num investimento de 150 mil euros. “Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas”, refere a câmara, dizendo ter “em análise” o alargamento da rede a outros pontos do concelho.