twitter

Elisa Ferreira defende valorização da ferrovia na eurorregião

Fotografia DM

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 29 de outubro de 2023, às 11:47

UE continua a ter apoios para as grandes redes transeuropeias

Acomissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, considera que a Eurorregião Norte de Portugal – Galiza deve apostar na valorização da ferrovia. «Há a necessidade de pensar a eurorregião de forma integrada e de forma a dar-lhe alguma consistência interna para que toda a dinâmica, mesmo industrial, económica, agrícola, marítima e piscatória, possa vingar num contexto europeu que se vira cada vez mais para leste», afirmou.

À margem da demonstração de meios de agentes da proteção civil do Norte de Portugal e da Galiza, nos arredores de Santiago de Compostela, a responsável europeia lembrou que, «por estrada, a situação mudou completamente», com a construção da nova ponte sobre o rio Minho, em Valença. Em seu entender, «há que equacionar também as ligações por comboio», assegurando que «continua a haver apoio para as grandes redes transeuropeias». «A ideia não é que os fundos estruturais, depois de tantos anos de apoio, façam estradas. Está-se a procurar apoiar cada vez mais a investigação, a transferência de conhecimento para as empresas, a instalação de empresas mais viradas para a frente, mais tecnológicas», declarou.

 Por seu turno, na abertura do encontro do Interreg, o presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela, agradeceu ao Governo português a aposta para fazer a ligação à Europa em comboio de alta velocidade através da Galiza. «É importantíssimo», disse.