twitter

Elisa Ferreira defende valorização da ferrovia na eurorregião

Elisa Ferreira defende valorização da ferrovia na eurorregião
Fotografia DM

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 29 de outubro de 2023, às 11:47

UE continua a ter apoios para as grandes redes transeuropeias

Acomissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, considera que a Eurorregião Norte de Portugal – Galiza deve apostar na valorização da ferrovia. «Há a necessidade de pensar a eurorregião de forma integrada e de forma a dar-lhe alguma consistência interna para que toda a dinâmica, mesmo industrial, económica, agrícola, marítima e piscatória, possa vingar num contexto europeu que se vira cada vez mais para leste», afirmou.

À margem da demonstração de meios de agentes da proteção civil do Norte de Portugal e da Galiza, nos arredores de Santiago de Compostela, a responsável europeia lembrou que, «por estrada, a situação mudou completamente», com a construção da nova ponte sobre o rio Minho, em Valença. Em seu entender, «há que equacionar também as ligações por comboio», assegurando que «continua a haver apoio para as grandes redes transeuropeias». «A ideia não é que os fundos estruturais, depois de tantos anos de apoio, façam estradas. Está-se a procurar apoiar cada vez mais a investigação, a transferência de conhecimento para as empresas, a instalação de empresas mais viradas para a frente, mais tecnológicas», declarou.

 Por seu turno, na abertura do encontro do Interreg, o presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela, agradeceu ao Governo português a aposta para fazer a ligação à Europa em comboio de alta velocidade através da Galiza. «É importantíssimo», disse.