twitter

Multiusos de Fafe reabre ao público em novembro com piso renovado e mais segurança

Multiusos de Fafe reabre ao público em novembro com piso renovado e mais segurança
Fotografia DR

Publicado em 25 de outubro de 2023, às 15:16

A intervenção resulta de exigências da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) com o intuito de melhorar as condições técnicas e de segurança do recinto.

Esta semana, o pavilhão Multiusos de Fafe sofreu duas intervenções de requalificação e manutenção, desde a reparação do piso do recinto, à adaptação do gradeamento do primeiro piso e substituição da guarda em vidro do segundo piso.

Estas duas intervenções, cujo investimento ronda os 80 mil euros, decorrem ao mesmo tempo e prevê-se que estejam concluídas no final da primeira quinzena de novembro. Com o intuito de manter a atividade desportiva, foram reprogramadas, para outras instalações, todas as agendas de utilização do recinto num trabalho de articulação entre o Município e as entidades.

Em resultado de 20 anos de utilização, o piso desportivo apresentava danos que era urgente solucionar. Esta primeira reparação inclui a substituição das peças de madeira danificadas, polimento, envernizamento e marcações, para além de uma intervenção de fundo no gradeamento das galerias.

Assim, o espaço livre entre os perfis metálicos que compõem o gradeamento do primeiro piso serão reduzidos com a colocação de malha metálica idêntica à já existente em parte das galerias. 

Também a guarda em vidro existente no segundo piso será substituída por uma guarda metálica. 

Estas duas intervenções correspondem a exigências da IGAC, a entidade pública com competência para proceder à avaliação regular das condições técnicas e de segurança dos recintos fixos de espetáculos de natureza artística e divertimentos públicos.

Recentemente, o Multiusos de Fafe sofreu uma intervenção geral de reforço com melhoria da sinalética e do sistema de segurança, bem como da iluminação. Estas intervenções foram acompanhadas e supervisionadas pelo Departamento de Obras Municipais, Departamento de Gestão do Património Edificado e Serviço Municipal de Proteção Civil, com apoio da Unidade de Desporto e Divisão de Cultura e Turismo. 

O Multiusos de Fafe está inserido no plano de melhorias para a eficiência energética, sendo esta a última intervenção programada para o recinto aguardando-se eixo de financiamento disponível.