twitter

Guimarães integra Rede de Cidades BE.Neutral para acelerar a descarbonização da mobilidade

Guimarães integra Rede de Cidades BE.Neutral para acelerar a descarbonização da mobilidade
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 24 de outubro de 2023, às 14:45

Guimarães vai estar presente na próxima reunião do Conselho de Cidades e Comunidades.

Guimarães é uma das cidades líderes da Agenda Be.Neutral – Agenda de Inovação para a Mobilidade Sustentável. A cidade vai marcar presença na próxima reunião do Conselho de Cidades e Comunidades, presidida por António M. Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, no dia 25 de outubro.

O município minhoto vai ser pioneiro no teste e adoção dos novos serviços de mobilidade em desenvolvimento na Agenda, com a participação ativa das comunidades e dos cidadãos. "Através da conetividade com a plataforma AYR, criada pelo CEiiA, é possível quantificar e valorizar as emissões de carbono evitadas com o uso destes modos de mobilidade, gerando ativos ambientais transacionáveis, com impacto positivo na cidade", explica a Câmara Municipal, em comunicado.

Já para assegurar o envolvimento dos jovens de Guimarães no desenho destes novos produtos e serviços, o programa PEGADAS - Programa Ecológico de Guimarães para Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável, na edição 2023-2024, inclui as ações com as novas gerações previstas na Agenda Be.Neutral. Com isto, esclarece a autarquia, "pretende-se sensibilizar e mobilizar os jovens em contexto escolar para a adoção de comportamentos sustentáveis, assim como induzir o seu envolvimento na experimentação de novas soluções de mobilidade para a neutralidade carbónica". "Acresce que a monitorização das reduções de emissões na mobilidade será suportada pelo Integrador Virtual de Sustentabilidade, um instrumento criado pelo CEiiA, que gera inteligência climática para decisores, operadores de mobilidade e cidadãos, permitindo aferir o grau de prossecução das metas climáticas da cidade", acrescenta.

Guimarães foi selecionada para integrar a rede de 100 cidades neutras em carbono até 2030, no âmbito da Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, da Comissão Europeia. A Agenda Be.Neutral, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende acelerar a neutralidade carbónica das cidades, através de produtos e serviços de mobilidade desenvolvidos e industrializados a partir de Portugal. O consórcio da Agenda é liderado pela NOS Comunicações, com o CEiiA.