O mau tempo fez estragos na nova Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, situada em Marrancos, revelou ontem a instituição.
Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia refere que as chuvas torrenciais da passada sexta-feira «danificaram os arranjos exteriores. Demoliram muros, rebentaram algumas portas e provocaram inundações no primeiro piso, após os vidros terem cedido à força das enxurradas repletas de lama e pedras».
«Temos milhares de euros em prejuízos no nosso lar de Marrancos. Estava previsto abrir as portas desta nova estrutura na próxima segunda- -feira [amanhã], recebendo os primeiros utentes, mas com os danos causados pelo mau tempo, que inundaram a lavandaria, a cave e danificaram equipamentos essenciais para prestar um serviço digno aos nossos utentes, faremos todos os esforços para abrir na próxima quarta-feira, mantendo-se a inauguração para o dia 24 de outubro às 15h00», pode ler-se na nota de imprensa.
A água atingiu quase um metro de altura na cave do edifício, deixando submerso equipamentos de aquecimento, lavandaria e eletricidade.
A Santa Casa da Misericórdia diz estar «ainda a avaliar o valor dos estragos provocados pelo mau tempo, podendo exceder a muitos milhares de euros, dado que as instalações estavam prontas a receber os primeiros utentes com todas as condições necessárias para o seu pleno funcionamento.
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, os distritos mais afetados pelo mau tempo foram os de Braga, Viana do Castelo e Porto.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado adiantou que na região de Braga foram registadas dezenas de inundações em habitações e na via pública, deslizamentos de terra e quedas de árvores e estruturas.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho confirmou inundações em restaurantes, via pública e garagens na zona de Viana do Castelo.