“A Sibila”, a longa- metragem baseada no romance homónimo de Agustina Bessa-Luís tem estreia nacional marcada para esta quinta-feira, dia 12, e o concelho de Caminha, que o apoiou, é um dos locais escolhidos, concretamente o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, pelas 21h30. A entrada é gratuita, podendo ser efetuada a reserva de bilhetes.
No dia deverá ser feito ao levantamento do ingresso no Cineteatro. «Esta é uma forma de comemorar o encerramento das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (1922-2019)», explica o município. Com produção de Paulo Branco e realização de Eduardo Brito, “A Sibila” retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. Sentimentos de ciúme, admiração e o complexo magnetismo entre duas mulheres fortes são retratados magnificamente pela grande escritora portuguesa no seu livro mais icónico, adaptado ao cinema com grande precisão.
O filme integra alguns cenários do concelho de Caminha, com cenas gravadas em março de 2022. Nesta história, que tem por base uma obra fundamental da literatura portuguesa, a Câmara Municipal de Caminha associou-se a um grande projeto, de prestígio, que integra as comemorações dos cem anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís. «O concelho de Caminha e alguns dos seus espaços ficarão imortalizados nesta obra cinematográfica, sem dúvida com grande visibilidade», acrescenta o município.